Certeza de que você já ouviu “Os olhos são a janela da alma”. Mesmo que seja clichê, na Medicina Tradicional Chinesa os olhos são uma janela que pode indicar alguma deficiência ou início dela. Na visão da MTC, a vitalidade de um indivíduo e seu estado mental, emocional e espiritual são frequentemente considerados como manifestações visíveis no brilho dos olhos.
Muitos desequilíbrios sistêmicos se refletem nos olhos. Olhos vermelhos, por exemplo, podem indicar desequilíbrios no funcionamento do Fígado ou a invasão de fatores patogênicos externos, enquanto olhos secos podem ser associados a desarmonias no funcionamento dos Rins, entre outros fatores.
Para os Acupunturista, os olhos são os primeiros pontos a serem analisados quando chegamos para uma consulta. Isso ocorre porque o olhar revela não apenas o estado geral da Mente (Shen) do indivíduo, mas também o de todos os Órgãos Vitais.
Uma pessoa com olhos brilhantes, demonstrando vitalidade, luminosidade e movimentação normais, reflete um estado de saúde favorável, especialmente no que se refere aos aspectos mais sutis, ou seja, sua Mente e seu Espírito (aspectos psíquicos-emocionais). Por outro lado, um olhar enevoado, sem brilho, fixo ou com movimentos excessivos pode indicar um prognóstico desafiador, independentemente da desarmonia presente.
Ainda, a acupuntura é usada para auxiliar no tratamento da conjuntivite, alergias oculares, olhos secos, aumento de pressão intraocular e entre outras patologias. Com isso, reiteramos que é importante o diagnóstico ser feito por um oftalmologista acupunturista.